Compartilhe!

Nesta quinta-feira, 17/10, participei de mais uma reunião da CPI da Venda de Animais. Realizamos oitivas com a Sra Mônica Grimaldi, da Associação Cão Guia de Cegos; Sr João Urbano, representante da Loja Cobasi, e as Sras Valéria Pires Correia e Talita Lozano, representantes da Loja Petz.

 

 

Também apresentei as seguintes pautas aos demais parlamentares e aos que acompanham a CPI:

  • Pedi para que a Comissão leve ao conhecimento da apresentadora Luiza Mell o caso que tem comovido as redes sociais: o de um canil que, após a visita de uma ONG, teve cães apreendidos sob a argumentação de possíveis maus tratos; no entanto, entre os cães encontra-se um da raça Galgo Russo, de propriedade de um garoto autista de 13 anos que vive no local. A separação do garoto de seu animal de estimação tem causado distúrbios na criança e agravado sua situação de saúde. Registrei o apelo para que o cão seja devolvido ao garoto.
  • Apresentei ainda um vídeo de minha visita a um canil, onde inclusive adquiri a mais nova membra da minha família, reafirmando meu posicionamento de que devemos ser moderados e considerar aqueles que realizam um trabalho sério e dentro da legalidade.
  • Falei ainda sobre a visita de membros da CPI a um canil clandestino em São Bernardo do Campo, em 6/9, onde irregularidades foram observadas e houve a apreensão de cães. No entanto, o laudo pericial emitido hoje, 17/10, não aponta irregularidade e os proprietários suplicam a devolução dos cães, entre os quais estão inclusive os de estimação da família.
  • Falei, ainda, sobre a necessidade de expandirmos essa CPI também para animais de grande porte, considerando a venda de equinos, o transporte de animais vivos para abate e o comércio de animais silvestres. Desta forma, abordaremos diversas vertentes da venda de animais, coibindo os maus tratos e o sofrimento de uma variedade maior de animais.

Assista ao vídeo: