Com o plenário Juscelino Kubitscheck lotado, em uma noite de grande emoção, a Alesp, por iniciativa da deputada Adriana Borgo, realizou a Sessão Solene alusiva à primeira outorga da “Medalha Eterno Herói – Capitão PM Alberto Mendes Júnior“, prestando homenagens aos policiais feridos e mortos em serviço.
O evento teve a presença de familiares do Capitão PM Alberto Mendes Jr, assassinado em 1970, quando ocupava a posição de Tenente PM.
Alberto Mendes Júnior foi um oficial da Força Pública do estado de São Paulo durante o Regime Militar no Brasil. É considerado “herói e patrono” da Polícia Militar. É reconhecido por seus atos em combate contra a guerrilha de Carlos Lamarca, a qual o condenou em um tribunal revolucionário (também enquadrado como “justiçamento”), no qual o oficial da Polícia Militar foi executado a coronhadas para não denunciar a posição dos guerrilheiros. Depois de seu assassinato, foi promovido post-mortem ao posto de Capitão.
Além do próprio Capitão PM Alberto Mendes Júnior, foram homenageados cinco integrantes da Polícia Militar e Civil que morreram em serviço.
Através de um Conselho de Outorgas, formado em cerimônia anterior ao evento, foi realizada a outorga aos heróis da Polícia Militar que sofreram lesões no cumprimento de missões.
“Quando pensamos nessa homenagem, a gente pensou na dor de cada família que perde seu ente querido. Quantos Mendes Júnior temos aqui representados por essas famílias?”
…disse a deputada Adriana Borgo, em um discurso emocionado no qual destacou o heroísmo desses profissionais que, apesar de todas as adversidades, defendem as nossas vidas com suas próprias vidas.