De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, quando mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.
Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, entre as quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.
Atualmente, além do caráter comemorativo, o Dia Internacional da Mulher é marcado como momento de conscientização sobre as desigualdades de gênero em e a crescente violência contra a mulher.
Adriana Borgo registrou sua homenagem às mulheres
“Eu amo ser mulher, e amo a minha história como profissional, esposa, mãe de 8 filhos, avó de 9 netos. Claro que não é fácil, como não é fácil a vida de nenhuma guerreira que se desdobra pra exercer tantos papéis, mas nós somos fortes, sabemos o que queremos e somos muito abençoadas por Deus.
Por isso tudo, merecemos ser homenageadas todos os dias!
Recebam o meu abraço com muito carinho!”