TRANSCRIÇÃO
O secretário estadual de Saúde José Henrique Germann Ferreira irá prestar esclarecimentos aos deputados sobre a suspensão das cirurgias de transplante de fígado, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP. A vinda do secretário foi aprovada pela Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, em reunião na terça-feira (21/5).
O deputado Rafael Silva (PSB) justificou que, devido à ausência de anestesistas, um importante setor do hospital deixou de funcionar. “Tínhamos um setor que era uma referência nacional e agora foi desativado, pois seis anestesistas pediram demissão. Muitas cirurgias estão sendo canceladas e remarcadas pela a ausência destes profissionais. Não queremos que aquela estrutura deixe de funcionar por esta razão”, explicou.
A presidente da comissão, deputada Beth Sahão (PT), também se posicionou sobre a convocação. “Não importa se a comissão a Saúde possui uma comissão própria. A nossa também cuida das pessoas e temos a obrigação de atender estes pedidos”, disse.
Para o deputado Douglas Garcia (PSL), existem problemas de comunicação entre os deputados e o secretário. “O secretário de Saúde não atende a Assembleia Legislativa. Se ele deixar de nos responder pode se tratar de um crime de responsabilidade. Embora seja um tema pertinente à Comissão de Saúde, por ter sido feito nesta comissão, sou favorável a esta convocação”, disse Garcia.
A comissão também aprovou convite ao secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, para esclarecimentos sobre as operações na Cracolândia. Os deputados concordaram em realizar uma reunião conjunta à Comissão de Segurança Pública, no dia 29/5, às 14h30. “Ele é o secretário e é responsável por toda a corporação da Polícia Militar, e por seus trabalhos. A sua presença será fundamental aqui na Assembleia”, acrescentou Sahão. Além deste convite, também foi aprovado um requerimento que convida o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo, assim como outras autoridades, para falar sobre as providências adotadas após um incêndio atingir uma comunidade na região do Bresser, também na capital. A data ainda será definida pelos membros da comissão.
Além dos citados, estiveram presentes os parlamentares Adriana Borgo, Arthur do Val, Márcia Lia, Delegado Olim, Dra. Damaris Moura e Wellington Moura.