Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria â ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina â CFM, organiza nacionalmente o Setembro AmareloÂź. O dia 10 deste mĂȘs Ă©, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao SuicĂdio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
âSĂŁo registrados cerca de 12 mil suicĂdios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhĂŁo no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicĂdio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar estĂĄ a depressĂŁo, seguida do transtorno bipolar e abuso de substĂąncias.
Entre os agentes da segurança pĂșblica os nĂșmeros sĂŁo ainda mais alarmantes. Em SĂŁo Paulo, entre 2012 e 2017, 120 policiais militares tiraram a prĂłpria vida; isso representa uma morte a cada 15 dias. Dados do relatĂłrio da Ouvidoria das PolĂcias do Estado mostram que houve 71 casos de suicĂdio entre 2017 e 2018, o que representa um crescimento de 73% nas ocorrĂȘncias, com 20 casos ao longo de 2017 e 51 registros em 2018. Por esse motivo, a deputada Adriana Borgo coordena, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Combate e Prevenção ao SuicĂdio dos Profissionais de Segurança PĂșblica.
Nossa rede de apoio: https://www.adrianaborgo.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Adriana-Borgo-Panfleto-Valorizacao-da-Vida.jpg
đ CVV: 188
ADRIANA BORGO
Deputada Estadual
#ALutaMudaALei
#SetembroAmarelo
#CombateEPrevençãoAoSuĂcidio